quinta-feira, 17 de maio de 2012

Segurança Informática

Conceitos básicos proteção do Computador


  • Nestas últimas aulas com o professor Miguel temos falado sobre segurança informática. O professor explicou os cuidados que devemos ter para navegar de forma segura, tal como uma palavra-passe segura ou ter um bom antivírus instalado no computador. Abordamos também a diferença entre duas tipologias de invasores: hackers e crackers.
  • Os crackers são pessoas que utilizam os seus conhecimentos para invadir computadores e roubar informações, já os hackers são pessoas que se dedicam, com intensidade a conhecer violar e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computador.

  • Na sequência da matéria trabalhada tivemos que fazer um trabalho sobre a Segurança Informática focando os seguintes tópicos:
  1. Quebras de segurança;
  2. Boas e más práticas de segurança;
  3. Características de um hacker e de um cracker;
  4. Como quebrar uma rede de informática e como a proteger;
  5. Características de um sistema seguro.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Jogos Matemáticos

No último dia se aulas da Páscoa, estivemos a jogar vários jogos matemáticos como por exemplo;

  • Tangram
  • Supertmatik
  • Uno
  • Bingo

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las.


Supertmatik

É um jogo de cartas, onde figuram diversas expressões numéricas. Entrega-se uma carta a cada jogador e este terá de realizar o cálculo mentalmente.
  Quem disser primeiro o resultado correto ganha uma letra da palavra superT. O jogador que formar primeiro a palavra superT ganha o jogo. 















Uno  é composto por cartas de quatro cores: verde, amarelo, vermelho e azul. As fileiras de cada cor variam entre 0 e 9. Existem três ações especiais para cada tipo de cor de carta, identificadas como "pular", "pescar duas" e "inverter". Há também cartas de ações especiais com fundo preto, "coringa" e "coringa comprar quatro". Para cada carta regular ou de ação, existem duas das mesmas no baralho, com exceção do 0, que só possui uma unidade. Há quatro "coringas que mudam de cor" e quatro "coringas pescar quatro", o que resulta num total de 108 cartas. Para diferenciar o 6 do 9, é utilizado um sublinhado em baixo da carta respetiva.














Bingo é um jogo de azar, onde bolas numeradas são colocadas dentro de um globo, e sorteadas uma a uma. O jogo é comum em cassinos, casas de bingo.Os números devem ser marcados em cartelas aleatórias, geralmente com 24 números, dispostos no formato de 5 colunas por 5 linhas, para facilitar a localização dos mesmos, quando sorteados. Uma coluna para os números de 1 a 9, uma outra para os números de 10 a 19, outra para os números de 20 a 29, e dai por diante, até o número 99, na maioria dos bingos.













Sinais de Pontuação


Pontuação
Definição
A pontuação é o recurso que permite expressar na língua escrita um espectro de matizes rítmicas e melódicas características da língua falada, pelo uso de um conjunto sistematizado de sinais.
Os sinais gráficos utilizados na pontuação são: ponto (.), ponto de interrogação (?), ponto de exclamação (!), dois pontos (:), ponto e vírgula (;), vírgula (,), reticências (…) e travessão (-).
 
  • Ponto (.) — Usa-se no final do período, indicando que o sentido está completo. Também usado nas abreviaturas (Dr., Exa., Sr.).
  • Vírgula (,) — Marca uma pequena pausa no texto escrito. Deve-se evitar o uso desnecessário da vírgula, pois ela dificulta a leitura do texto. Por outro lado, ela não deve ser esquecida quando obrigatória...
  • Ponto e vírgula (;) — Representa uma pausa mais longa que a vírgula e mais breve que o ponto. É usado em frases constituídas por várias orações, algumas das quais já contêm uma ou mais vírgulas; também para separar frases subordinadas dependentes de uma subordinante.
  • Dois pontos (:) — Marcam uma pausa para anunciar uma citação, uma fala, uma enumeração, um esclarecimento ou uma síntese.
  • Ponto de interrogação (?) — Usa-se no final de uma frase interrogativa direta e indica uma pergunta.
  • Ponto de exclamação (!) — Usa-se no final de qualquer frase que exprime sentimentos, emoções, dor, ironia, surpresa e estados de espírito.
  • Reticências (…) — Podem marcar uma interrupção de pensamento, indicando que o sentido da oração ficou incompleto, ou uma introdução de suspense, depois da qual o sentido será completado.
  • Aspas (“ ”) — Usam-se para delimitar citações; para referir títulos de obras; para realçar uma palavra ou expressão.
  • Parênteses (( ) ) — Marcam uma observação ou informação acessória intercalada no texto.
  • Travessão (—) — Marca: o início e o fim das falas em um diálogo, para distinguir cada um dos interlocutores; as orações intercaladas; as sínteses no final de um texto. Também usado para substituir os parênteses.
  • Parágrafo — Constitui cada uma das secções de frases de um escritor; começa por letra maiúscula, um pouco além do ponto em que começam as outras linhas.
  • Hífen (−) — usado para ligar elementos de palavras compostas e para unir pronomes átonos a verbos.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Matemática Aplicada

A Matemática contribui para a construção da língua com a qual se relaciona, facilitando a seleção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis, ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário.
 
 
OBJETIVOS:
- Desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real;
- Desenvolver a capacidade de reconhecer regularidades e modelos matemáticos relevantes em cada aspeto da realidade, e de os utilizar para ajudar a resolver problemas;
- Desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como de memória, de rigor, de espírito crítico e de criatividade;
- Utilizar os conhecimentos matemáticos na resolução de problemas, decidindo sobre a razoabilidade de um resultado e sobre o uso, consoante os casos, de cálculo mental, algoritmos de papel e lápis ou instrumentos tecnológicos;
- Contribuir para uma atitude positiva face à Ciência em geral, reconhecendo o seu papel no progresso e desenvolvimento social e material, ao mesmo tempo que reconhecem a necessidade do desempenho de cada um na manutenção e desenvolvimento dos sistemas;
- Criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade atual e, bem assim, pela discussão de sistemas e instâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania ativa e participativa.

Direitos humanos


Dia internacional para a irradicação da pobreza:

17 De Outubro

 A pobreza é uma violação dos direitos humanos. Todas as crianças, jovens, homens e mulheres têm o direito humano a um nível de vida adequado à sua saúde e bem-estar, a comida, roupa, alojamento, tratamento médico e serviços sociais. Estes direitos fundamentais são definidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e outras declarações e tratados internacionais de direitos humanos. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 17 de Outubro como o Dia Internacional para Erradicação da Pobreza.