sexta-feira, 8 de junho de 2012


Diferentes tipos de texto

Ø Textos dos media (noticia, entrevista, reportagem)

·         Mass Media é uma expressão de origem inglesa, introduzida na nossa língua, que designa as técnicas de difusão da cultura de massa. São textos informativos que relatam um acontecimento atual e com interesse para o grande público. Por isso, são textos objetivos.

Ø Textos poéticos (poesia)

·         Um texto é um conjunto de signos, codificados num sistema, com o intuito de transmitir uma mensagem. A poesia, por sua vez, está associada à carga estética das palavras, especialmente quando estão organizadas em verso.

Ø Textos narrativos / descritivos
·         Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador. São essenciais as personagens, o tempo e o espaço para o avançar da ação.
·         Um texto descritivo é um texto que, como o próprio nome indica, descreve situações, personagens, tempos ou espaços. Para tal, recorre frequentemente ao adjetivo.
Ø Ex: “Sexta-feira ou vida selvagem”
          A história de Robinson Crusoe um homem que, em meados do século XVIII, se dirigia à América do Sul, mas o barco em que seguia naufragou ficando a viver numa ilha deserta e passado algum tempo encontrou um índio ao qual chamou de Sexta-feira

Ø Textos dramáticos (ou de Teatro)
·         Um texto dramático é um texto adaptado à encenação em peças de teatro. Usa-se o diálogo ou o monólogo e ainda as didascálias para tornar compreensível qualquer dica para o leitor.


Ø Ex: “Falar a verdade a mentir”

·         A peça conta a história de uma filha de um burguês, Amália, e da sua serva, Joaquina, que se vão casar. Joaquina veio com o seu senhor do Porto para Lisboa, onde vive José Félix, o que lhes deu a oportunidade de estarem juntos. Quando Amália finalmente contou as exigências do seu pai a Duarte, este ficou muito baralhado, e começou a confundir as suas mentiras. Numa tentativa de socorrer Duarte, José Félix, fez-se passar por pessoas que Duarte mencionara nas suas mentiras, como por exemplo, Tomás José Marques, Lord Coockimbrook e general (sendo depois despromovido a coronel) Lemos.

0 comentários:

Enviar um comentário